Primeiro tenho que agradecer as Pessoas e Instituições que acreditam na importância do Projeto, sem esse apoio jamais existiria. Acreditam na necessidade de trazer essa discussão para a unidade escolar a questão da diversidade sexual nas mais variadas visões, buscando discussões, fomentando novos questionamentos, abrindo novas perspectivas de pensamento, que possa refletir na sua compreensão de vida e nas atividades pedagógicas. O Projeto se justifica, principalmente, numa escola de formação de professores como é o caso de nossa Instituição: o Instituto de Educação Sarah Kubitschek
Entre os motivos para implementação deste projeto é possível destacar por um lado a existência de um cotidiano vivido nas escolas entre as quais as públicas, onde a discriminação aparece de uma forma, subliminar, invisível, mas perversa e por outro lado o reconhecimento das dificuldades que muitos de nós temos, por uma formação conservadora que impõe valores e tradições discriminatórios para lidar e reconhecer a importância de discutir e aprender um pouco mais sobre o tema sexualidade. Como superar suas barreiras pessoais, que acaba produzindo, muitas vezes, de forma involuntária, atitudes preconceituosas e desta forma ajudar na construção de uma sociedade justa e tolerante com a diversidade? Intolerância, violência, impunidade são também práticas institucionalizadas e, lamentavelmente, aceitas no que se refere à questão da diversidade sexual.
A questão da diversidade de expressão e orientação sexual é um tema difícil e polêmico do nosso tempo e que precisa ser abordado com dignidade, respeito, conhecimento e cidadania pelos professores e seus alunos e alunas futuros professores e professoras.
Não é aceitável do ponto de vista político e ético observar o crescimento da violência e da discriminação ao segmento LGBT, tornando-nos omissos, frente aos direitos legítimos de todo ser humano de ser livre e feliz.
“Pro Dia Nascer Feliz” em sua terceira edição consecutiva vai sendo compreendido por uns, inaceitável por outros e parabenizado por outro tanto.
O apedrejamento ainda é inevitável, do meu jeito vou desviando de umas e sendo atingindo por outras.
Prof. Antonio Pinheiro
...............................................................................................................................
..."Como a ingorância ou o desconhecimento, gera o preconceito, o racismo, a discriminação. Colocar para os alunos e alunas que a vida é como é, com sua multiplicidade e que nao existe uma forma específica para viver, mas exite sim um objetivo que se pode dizer comum ao ser humano: "buscar ser feliz", mas que a felicidade é encontrada de diferentes maneiras, todas importantes se elas cumprem sua missão, nos tornar felizes e humanos frente a mundo e as demais pessoas.
Para isto serve o saber, para nos tornar livres e felizes, cuidando cada um de si, mas ao mesmo tempo de todos."
..............................................................................................................................
domingo, 14 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
O blog PRO DIA NASCER FELIZ está muito bem escrito, é muito esclarecedor e merece toda divulgação possível. Meus parabéns
por todo seu trabalho em prol do fim da ignorância e intolerância.
Saudações carinhosas de Rosane Chonchol
www.aftercontemporary.blogspot.com
Fiquei sabendo deste blog através do prof. Dirceu. Bacana seu projeto! Iniciativas como esta devem ser divulgadas e apoiadas. Conte comigo.
Um abraço,
Aline Kovac - prof. da rede Municipal do RJ.
AMIGO!!!!
PARABÉNS PELA SUA LUTA E PELA SUA BATALHA .
BJOKAS COM ORGULHO, SILVANA
Postar um comentário